Núcleo de Arte Professor Albert Einstein
Projeto Político Pedagógico 2015:
“REDESCOBRIR. UM REENCONTRO COM A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO E DO E DO NÚCLEO DE ARTE PROF. ALBERT EINSTEIN”
Como se fora brincadeira de roda, MEMÓRIA
Jogo do trabalho na dança das mãos, MACIAS
O suor dos corpos na canção da vida, HISTÓRIA
O suor da vida no calor de irmãos, MAGIA
Como um animal que sabe da floresta, PERIGOSA
Redescobrir o sal que está na própria pele, MACIA
Redescobrir o doce no sabor das línguas, MACIAS
Redescobrir o gosto e o sabor da festa, MAGIA
Pelo simples ato de um mergulho,
Ao desconhecido mundo que é o coração,
Alcançar aquele universo que sempre se quis,
E que se pôs tão longe da imaginação,
Vai o bicho homem fruto da semente, MEMÓRIA
Renascer da própria força, própria luz e fé, MEMÓRIA
Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, HISTÓRIA
Somos a semente, ato, mente e voz, MAGIA
Não tenha medo, meu menino povo, MEMÓRIA
Tudo principia na própria pessoa, BELEZA
Vai como a criança que não teme o tempo, MISTÉRIO
Amor se fazer é tão prazer que é como se fosse dor, MAGIA
(“Redescobrir” – Gonzaguinha, 1981)
As comemorações pelos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro acontecem em meio a reformas urbanas, com obras em inúmeros pontos da cidade, obras estas que levaram, à população, a possibilidade de redescobrir e repensar a história local. Escavações que trazem à superfície objetos e construções de períodos históricos passados, derrubadas de monumentos e edificações em áreas com importância histórico-culturais que foram abandonadas por longo tempo...
Opiniões de crítica ou apoio mobilizaram a maioria dos moradores da cidade (e mesmo de outras pelo país) a relembrar fatos, a “puxar pela memória”, a fazer visitas a locais antes desconhecidos, a refletir sobre o Rio de Janeiro, a história da cidade e a sua própria.
REDESCOBRIR... Descobrir de novo... Aquilo que já sabemos, mas estava encoberto: pelo tempo, pela poeira, pelo esquecimento, pela correria da vida, pela história que altera a história...
Inspirado por todos estes acontecimentos e embalado pela canção de Gonzaguinha, o Núcleo de Arte Professor Albert Einstein optou pelo tema “Redescobrir. Um encontro com a história do Rio de Janeiro e do Núcleo de Arte professor Albert Einstein”. Relembrar sua própria trajetória, neste momento de reestruturação político-administrativa, é fortalecer sua história, seu trabalho de construção artística e pedagógica.
Escolhido o tema de fio condutor para 2014: IR e VIR!
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Link para acesso ao Projeto Político Pedagógico 2013
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Resumo da Monografia de Priscila Alves (ela foi aluna do nosso espaço)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PRISCILLA CORRÊA ALVES
O PROGRAMA DE EXTENSÃO NÚCLEO DE ARTE DA
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO COMO UMA
POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL.
RIO DE JANEIRO
2012
Esta
Monografia está inserida no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação
Básica – CESPEB. Objetiva analisar o programa de extensão Núcleo de Arte da
Prefeitura do Rio de Janeiro na tentativa de verificar a possibilidade de
compreende-lo como uma experiência de educação integral. Tendo como campo
empírico três Núcleos de Arte localizados respectivamente na Zona Oeste, Zona
Norte e Zona Sul, a fundamentação teórica para o desenvolvimento da proposta
aqui delineada reúne autores como Ana Mae Barbosa, Herbert Read, Ana Cavaliere
e Renata Wilner. Como conclusão verifica-se uma provável impossibilidade de
caracterizar o Núcleo de Arte como uma proposta de educação integral.
PALAVRAS-CHAVE: Núcleo de
Arte, Educação Integral e Ensino da Arte
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Resumo da Dissertação de Rodrigo Rangel
UNIVERSIDADE FEDERAL
FLUMINENSE
INSTITUTO DE ARTE E
COMUNICAÇÃO SOCIAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM CIÊNCIA DA ARTE
RODRIGO RANGEL
SANTIDADE E CORTESANIA NA FORMAÇÃO DO ATOR: o
teatro-educação como constructo
Niterói
2010
RESUMO
Este
trabalho analisa as possíveis imbricações entre os conceitos Ator Santo e Ator Cortesão, criados pelo encenador polonês Jerzy Grotowsky na
década de 1960, com o atual perfil dos novos atores brasileiros. Inicialmente,
examina-se a criação dos referidos conceitos, percebendo de que forma a
história do teatro polonês e a trajetória artística de seu criador ajudaram a
sedimentar estes constructos. A partir daí, são apresentadas as opiniões de
atores profissionais e de formadores de atores sobre o tema, de forma a ampliar
este debate. Com base em tais elementos, fez-se uma investigação, através de
questionários em uma pesquisa de campo presencial, com estudantes de curso de
formação de ator em cinco capitais brasileiras visando detectar as direções
para as quais se inclinam esses novos artistas. Em função dos resultados, são
feitas sugestões para o aperfeiçoamento deste panorama, com propostas de
inserção e consolidação sistemática do teatro na educação básica e fundamental,
a partir do relato de experiências desenvolvidas no projeto Núcleo de Arte, da
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no sentido de trazer uma
contribuição eficaz para a formação dos novos atores e para o seu futuro
exercício profissional.
Palavras-chave: Grotowski. Formação de atores. Teatro-educação.
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Link para acesso à dissertação de Renata Wilner
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